Compartilhe

Estratégia da Segurança Pública reduz violência e crimes na Grande Florianópolis

Publicado em 31/08/2018 às 19:29 - Atualizado em 03/09/2018 às 09:13

Dados foram apresentados na Assembleia da GRANFPOLIS em São Pedro de Alcântara

Em média o número de casos de homicídios, roubos e de furtos na região da Grande Florianópolis, registra queda em 2018. Os dados foram apresentados nesta sexta-feira (31), em São Pedro de Alcântara, na Assembleia da Associação dos Municípios – GRANFPOLIS.

De acordo com o secretário de Estado da Segurança Pública de Santa Catarina, Alceu de Oliveira Pinto Júnior, houve redução de 23% no número de homicídios, 36,2% nos roubos e 19,8% nos furtos, na região. A tendência, segundo o secretário, é de que esta redução continue. “Dificilmente chegaremos a zero mas já estamos buscando níveis internacionais de qualidade na segurança pública”, afirma.

O comando da segurança pública em Santa Catarina busca a redução dos índices de criminalidade e violência, priorizando o controle do crime organizado. A estratégia que vem sendo utilizada e que foi apresentada pelo secretário prioriza: tecnologia, inteligência e inovação; otimização de efetivo; operações integradas dos órgãos da SSP; interação com outros órgãos públicos; aproximação com a sociedade organizada, atuação na prevenção; monitoramento de resultados, e publicidade nas ações.

Em sua palestra aos prefeitos, vice-prefeitos e presidentes de Câmaras Municipais, além de vereadores, secretários e técnicos municipais, Alceu de Oliveira Pinto Júnior enalteceu a importância dos Conselhos Municipais de Segurança (Consegs) porque, afirma, tudo acontece nos municípios. Disse, ainda, que os convênios que podem ser firmados entre os municípios e o estado contribuem com equipamentos de segurança. Para ele, “a preocupação com o que acontece antes do crime: educação, saúde, geração de oportunidade, emprego, família, comunidade e igreja, sem dúvida é o melhor sistema de prevenção à criminalidade”, destaca.

O debate sobre segurança pública na Grande Florianópolis contou, ainda, com a participação do comandante geral da Polícia Militar de Santa Catarina, coronel Araújo Gomes, e com o delegado Thiago Nogueira, representando o delegado geral da Polícia Civil Luiz Ângelo Moreira.

O prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro, presidente da GRANFPOLIS, destacou a presença na Assembleia em São Pedro de Alcântara da maioria dos prefeitos, vice-prefeitos e presidentes de Câmaras que participam da Associação dos Municípios, e o debate referente à segurança pública na região.

“A reunião serviu para definir o formato de atuação conjunta, permitindo que cada vez mais a integração dos prefeitos da Grande Florianópolis e a atuação do Governo do Estado possam trazer benefícios para toda a sociedade”, disse.

A Assembleia da GRANFPOLIS também proporcionou o debate sobre “O acompanhamento tributário do Simples Nacional e a Troca de informações dos dados das operadoras de cartões de crédito”. Os temas foram abordados por Gilsoni Albino, diretor do CIGA – Consórcio de Informática na Gestão Pública Municipal - Sistema Fecam.

O prefeito de São Pedro de Alcântara, Ernei Stahlein, e a primeira dama do município, Isabel Stahlein, foram os anfitriões do evento. O prefeito falou da satisfação em receber os colegas da região na primeira colônia alemã de Santa Catarina.

Ernei Stahlein aproveitou a oportunidade para divulgar a programação dos 190 anos da imigração alemã no estado. “A programação é extensa, no entanto, estamos focando em duas festividades culturais: a Stammtisch e a Oktobertanz. Estão todos convidados para a edição deste ano da Oktobertanz que acontece dias 22 e 23 de setembro”, manifestou.

 

  


Galeria de Fotos

  • {{galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}
Fechar

Rua Candido Ramos, 250, Capoeiras, Florianópolis - SC
CEP: 88090-800