Compartilhe

Outubro Rosa: Mês de conscientização sobre o câncer de mama

Publicado em 01/10/2018 às 12:02 - Atualizado em 01/10/2018 às 12:02

A GRANFPOLIS adere a campanha e desenvolve ações pela prevenção

Na década de 90 surgiu o movimento Outubro Rosa, com o objetivo de conscientizar a população sobre o câncer de mama. O mês de outubro desde então ficou conhecido mundialmente como o mês destinado à prevenção do câncer de mama.

A Associação dos Municípios da Região da Grande Florianópolis desenvolve ações durante todo o mês, reconhecidas quando a entidade recebeu a Certificação de Responsabilidade Social conferida pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina e diversas instituições parceiras.

A intenção da campanha é facilitar o compartilhamento de informações sobre o assunto, proporcionar maior acesso aos serviços de diagnósticos e de tratamento fazendo com que a mortalidade diminua. Além disso, tem a intenção de passar dicas para as mulheres para que esse câncer seja descoberto o quanto antes.

Dando início às ações a GRANFPOLIS alerta para a importância do autoexame das mamas. Segundo especialistas, o câncer de mama pode ser detectado em fases iniciais, tendo assim uma maior chance de tratamento e cura. Todas as mulheres, independente da idade, podem conhecer seu corpo para saber o que é comum e o que é não é em suas mamas.

O autoexame da mama deve ser realizado uma vez por mês, todos os meses, em uma data fixa. Após os 40 anos, a mamografia começa a ser um exame importante para a detecção da doença e a recomendação é para que seja feito pelo menos uma vez por ano a partir daí. 

Quando a mulher perceber o aparecimento de caroço (nódulo) fixo endurecido e, geralmente, indolor; pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja; alterações no bico do peito (mamilo); pequenos nódulos na região embaixo dos braços (axilas) ou no pescoço; saída espontânea de líquido dos mamilos, deve procurar ajuda médica imediatamente.

 


Rua Candido Ramos, 250, Capoeiras, Florianópolis - SC
CEP: 88090-800