Compartilhe

Novembro Azul: É hora de falar sobre a saúde do homem

Publicado em 01/11/2018 às 09:31 - Atualizado em 01/11/2018 às 09:31

Chegou a hora de alertar e falar sobre como prevenir o câncer de próstata. A Associação dos Municípios da Região da Grande Florianópolis adere à campanha Novembro Azul.

O câncer de próstata é a segunda maior causa de morte entre os homens no Brasil, perdendo apenas para o câncer de pulmão.

Segundo especialista, o preconceito é muito grande, porém as chances de cura quando o câncer é diagnosticado em fase inicial é de 90%. Por isso é tão importante quebrar o tabu e prevenir-se.

Esse câncer evolui lentamente, sendo assim, os sintomas são percebidos quando a doença já está em estágio avançado, dificultando o tratamento. Por isso, é muito importante que os homens façam o rastreamento da doença a partir dos 40 anos de idade, se houver casos na família, ou a partir dos 45 anos. O diagnóstico pode ser feito pelo exame de sangue chamado PSA combinado com o exame de toque retal. 

Para prevenir a doença é importante também ter uma alimentação rica em verduras, vitaminas, cereais, evitar gorduras de origem animal ou alimentar-se excessivamente de carne, praticar atividades físicas, não fumar e beber moderadamente.


Rua Candido Ramos, 250, Capoeiras, Florianópolis - SC
CEP: 88090-800