Compartilhe

Municípios da GRANFPOLIS recebem recursos da FCC para projetos culturais

Publicado em 02/12/2019 às 10:30 - Atualizado em 02/12/2019 às 10:43

Há poucos dias a Fundação Catarinense de Cultura - FCC divulgou os projetos contemplados nos Editais do Prêmio Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura 2019.

Cientes da importância desses recursos para a cultura da região, a Assessoria de Projetos Especiais da GRANFPOLIS, Adriana de Souza do Nascimento, promoveu, em parceria com a FCC, a orientação aos municípios para que enviassem projetos e também auxiliassem os artistas de seus municípios. Como resultado, a GRANFPOLIS foi a região com o maior número de projetos aprovados, 81 no total, ficando com 41,05% dos recursos deste certame.

A Assessora de Projetos Especiais e Captação de Recursos da GRANFPOLIS, Adriana de Souza do Nascimento, ressalta: “É importante salientar que o número de comtemplados só não foi maior porque os editais do prêmio são quase todos para pessoas físicas e instituições não governamentais. Esperamos que nos próximos Editais tenhamos mais projetos das prefeituras, pois agora os municípios já tem essa experiência e sabem que é possível.”

“Os municípios e artistas da região trabalharam bastante pelos projetos desses editais, e quase emplacamos vários outros projetos, mas infelizmente precisa haver uma peneira dado ao limite de recursos. Graças ao esforço de todos pudemos ter projetos bem importantes que irão beneficiar não somente os municípios contemplados, mas toda a região e também o estado de Santa Catarina como um todo”. Disse o Dirigente de Cultura de Garopaba e Presidente do Colegiado de Politicas Culturais da GRANFPOLIS - CPOC, Marcus Vinícius Israel.

Sobre o prêmio:
O Prêmio Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura do Estado de Santa Catarina foi instituído pela Lei 15.503/11 e regulamentado pelo Decreto 2.336/14. Promovido desde 2009 pelo Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Cultura, tem o objetivo de selecionar projetos culturais que receberão apoio financeiro para realizar ações nos campos das Artes, Artes Populares e Patrimônio Cultural, que objetivem o estímulo e o fomento da produção, circulação, pesquisa, documentação, formação, restauração, preservação e difusão de produtos, bens e/ou serviços culturais que sejam acessíveis a diferentes públicos; contribuam para a construção e compartilhamento de conhecimentos e modos de fazer; beneficiem a geração de produtos, bens e serviços culturais; alcançando municípios de pequeno e médio portes das diferentes regiões do estado, e perpassando os mais variados estratos culturais e sociais.  Em 2019, o Prêmio está em sua quinta edição, no valor de R$ 5.310.00,00 que serão distribuídos para 210 projetos distribuídos em três editais:

– Edital de Patrimônio Cultural ( Patrimônio Material; Patrimônio Imaterial; Museus; e Bibliotecas Públicas).

https://elisabeteanderle.idcult.com.br/wp-content/uploads/sites/3/2019/07/ANDERLE_PATRIMONIOCULTURAL.pdf


– Edital de Artes Populares, (Artes Circenses; Culturas Populares e Diversidades;  Culturas Negras e Afro-Brasileiras; e Culturas dos Povos Indígenas).

https://elisabeteanderle.idcult.com.br/wp-content/uploads/sites/3/2019/07/ANDERLE_ARTESPOPULARES.pdf


– Edital de Artes,(Artes Visuais; Dança; Música; Teatro; e Letras – Livro, Leitura e Literatura).

https://elisabeteanderle.idcult.com.br/wp-content/uploads/sites/3/2019/07/ANDERLE_ARTES.pdf

Projetos:
Link da lista completa no site da FCC:
https://elisabeteanderle.idcult.com.br/resultado-final-do-premio-elisabete-anderle-2019/


Rua Candido Ramos, 250, Capoeiras, Florianópolis - SC
CEP: 88090-800